Recordando Ken Garland

KG_portrait_in-_his_studio_201_482

A Unit Editions publicou no mês passado Ken Garland: Structure and Substance, uma completa monografia de 326 páginas, largamente ilustrada com imagens de trabalho publicado, materiais de processo e fotografias acompanhadas de um texto crítico de Adrian Shaughnessy, traçando um retrato do educador, editor, activista, fotografo e designer gráfico britânico.

url-6

O efeito da publicação, foi imediatamente notado em artigos publicados na Print , na Typetoken  e, sobretudo, no destaque dado pela edição de Fevereiro da Creative Review que, numa capa de tipografia garlandiana, chama a destaque o artigo “A close look at Ken Garland” da autoria de Mark Sinclair.

Com uma actividade intensa desde meados dos anos 50, Ken Garland foi uma referência sempre presente, sobretudo em alguns círculos académicos, e parece conhecer agora, à semelhança do que aconteceu em 1999 após a publicação do Manifesto First Things First 2000, uma nova visibilidade e atenção.

KG-new-c

Conheci pessoalmente Ken Garland em 1998, na Universidade de Reading, numa altura em que vivia temporariamente no Reino Unido, viajando sobretudo entre Reading e Wolverhampton. Esse primeiro contacto, impressionou-me profundamente, pela lucidez do pensamento de Ken Garland, pela qualidade do trabalho, pelo sentido ético, pela simpatia e simplicidade no trato pessoal. Antes desse encontro, dir-se-ia fortuito, o conhecimento que tinha de Garland resumia-se a memória visual da capa do Graphics Handbook (1966) e à leitura de um artigo publicado na Eye no início dos anos 90.

Creio que, só nesse ano, na sequência do contacto em Reading, tive oportunidade de ler o brilhante ensaio de Andrew Howard, There Is Such a Thing as Society. No ano seguinte, já a dar aulas na ESAD, tomei naturalmente conhecimento da publicação do Manifesto First Things First 2000 (que rapidamente foi colado nas paredes de mais do que uma sala) e dos mais importantes textos reúnidos em A Word in Your Eye (1996) que passaram a ser referências incontornáveis na educação da minha própria visão do design de comunicação, bem como nas minhas aulas de Teoria do Design e de Ética.

url

Como já tive oportunidade de escrever, o ciclo de conferências Personal Views organizado por Andrew Howard para a ESAD, surge no contexto de um prolifero debate pós-First Things First 2000, com a dimensão ética e política da comunicação, tão presentes quantos os debates sobre a autoria e sobre as transformações suscitadas pelo evolução do digital. Naturalmente, Ken Garland inaugurou os Personal Views, com uma conferência verdadeiramente extraordinária.

Conhecer a obra e a personalidade de Ken Garland, representa embarcar numa viagem à história do design britânico contemporâneo que se inicia em meados da década de 50, num contexto indissociável da Central School of Arts and Crafts de Londres e nos leva a Garland, Alan Fletcher, Colin Forbes, Derek Birdsall, Ken Briggs, Terence Conran e a alguns dos seus professores, nomeadamente, Anthony Froshaug, Herbert Spencer, Jesse Collins e Edward Wright. Se a estes nomes juntarmos Norman Potter, professor nos anos 60 no RCA, e mais alguns, encontramos as principais referencias para a teoria e a prática crítica em design de comunicação da actualidade, razão pela qual estes autores são seminais para editoras (como a Hyphen Press), escolas (como a Werkplaats Typographie) e uma série de críticos, curadores e designers gráficos.

A última vez que me encontrei com Ken Garland foi em 2003, mas nos últimos 10 anos fui mantendo um ocasional contacto (na última PLI ele oferece-nos um pequeno contributo).

Não tenho dúvidas que a consistência da nossa cultura do design será tanto maior quanto conseguirmos por o presente em diálogo com o passado, quando melhor conseguirmos aprender com a história e formos guiados pelas suas referências. Ken Garland é uma dessas referências. A obra destes autores tem um brilho próprio e, sabemo-lo bem, se o nosso horizonte ficar escuro, necessitamos de estrelas que nos guiem.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s