Pior Estado

Image

Se levarmos a coisa com leveza, podemos dizer que o Governo de Portugal tratou a Reforma do Estado como tem vindo a tratar os reformados: de forma insensível, sem revelar conhecimento técnico ou qualquer imperativo ético.

Não me vou pronunciar sobre o conteúdo (ou falta dele) do Guião para a Reforma do Estado que, após 9 meses de preparação (?) e sucessivos adiamentos foi agora apresentado; ficar-me-ei por uma anotação em relação à forma desleixada e incompetente  com que o documento é tratado no PDF que pode ser consultado no sítio do Governo de Portugal.

Já num texto anterior (“A má imagem”) tive oportunidade de expressar incompreensão pelo modo como o Governo comunica a coisa pública. A situação é mais difícil de compreender na medida em que organismos, entidades e eventos públicos estão na origem da contratação de serviços de agências de comunicação e o que daí resulta ou, na maior parte dos casos, a forma como se usa o que daí resulta revela não só impreparação para comunicar de forma eficaz (cumprir um manual de normas é, certamente, perda de tempo para quem está a resolver problemas mais sérios) mas, igualmente, impreparação para gerir dinheiros públicos.

O documento Um Estado Melhor – Guião para a Reforma do Estado revela, afinal, um estado pior: corpo de letra e entrelinhamento desproporcionados; uso de itálicos e aspas sem sentido; numeração do índice desalinhada; “goteiras” ao longo de todo o texto, logo na primeira linha a palavra “Estado” fica (simbolicamente?) pendurada. O amadorismo exibe-se logo na página de rosto com o logótipo do Governo de Portugal, encomendado por este governo à Brandia, à aparecer esticado e alterado.

Num comentário publicado no meu facebook apelava, em nome da cidadania, aos designers pro bono uma paginação decente do documento, mas como alguém dizia, mais urgente, é a necessidade que temos de políticos pro bono. 

* A imagem é da autoria de Pedro Vieira.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s